2022.12.16
Vilamoura vai receber um novo hospital privado no segundo semestre de 2023. O hospital privado será inaugurado pelo grupo privado de saúde Lusíadas Saúde, o que representa um investimento de 10 milhões de euros.
Este hospital privado ficará localizado no conhecido “Edifício Lusotur”, propriedade do Vilamoura world.
O edifício será reabilitado para albergar esta nova unidade hospitalar, onde serão gastos cerca de 4 milhões de euros nas novas infraestruturas de 1.700 m² que serão construídas de raiz e 6 milhões de euros na aquisição de novos equipamentos de última geração .
O novo hospital privado vai contribuir não só para o aumento da oferta de cuidados de saúde em Vilamoura e arredores, mas também para o desenvolvimento económico e sustentável desta região de Portugal, criando cerca de 250 novos postos de trabalho no Algarve.
O projeto foi lançado oficialmente na passada terça-feira, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, onde foi assinado o contrato entre o Vilamoura world e a Lusíadas Saúde.
Conforme citado pelo CEO da Lusíadas Saúde, Vasco Antunes Pereira, “Este investimento numa nova unidade hospitalar é mais um passo na materialização do projeto de expansão e consolidação do nosso grupo. É também uma prova do nosso compromisso com o futuro do setor da saúde em Portugal”.
Acrescentou ainda que, “o Hospital Lusíadas Vilamoura vai reforçar a oferta de cuidados de saúde no concelho mais extenso e populoso do Algarve e vai contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região, de forma duradoura , permanente e sustentável”.
O CEO da Vilamoura World, João Brion Sanches, afirmou que, “este é um passo importante na estratégia que definimos desde o início do nosso mandato e cuja missão é fazer de Vilamoura o melhor destino do Algarve para viver, passar férias e investir”.
Afirmou ainda que “o acesso aos melhores cuidados de saúde é essencial para os residentes de Vilamoura e para todas as pessoas que escolhem Vilamoura para as suas férias. Estamos certos que este hospital terá um impacto muito positivo em Vilamoura, complementando de forma muito profissional os serviços na área da saúde e dotando Vilamoura de mais uma infra-estrutura que a torna um destino único no Algarve e no país”.
O hospital privado será liderado por Pedro Oliveira, CEO do grupo Lusíadas Algarve. Além disso, o Hospital Lusíadas Vilamoura será “o primeiro hospital do sul de Portugal dedicado exclusivamente à cirurgia de ambulatório”.
Em termos de capacidade, o hospital privado contará com mais de 20 gabinetes de consulta, salas de cirurgia e pequenas cirurgias, salas de tratamentos e exames, cuidados permanentes, uma unidade de Gastroenterologia e uma área de Imagiologia, dotada de equipamentos tecnológicos especializados e de ponta, como ressonância magnética, tomografia computadorizada (TAC), raio X, mamografia, ultrassom, entre outros.